CURSOS

A astrologia é uma linguagem desenvolvida para traduzir as conexões entre o céu e a Terra. São basicamente quatro os conceitos que a compõem: signos, planetas, casas e aspectos.

 

Todo mapa astrológico revela uma determinada configuração de signos e planetas, localizados em algumas casas, fazendo aspectos (ângulos) entre si.  A leitura de um mapa é um processo de tradução dessa configuração que produz sentido.

 

Os cursos oferecidos pela BARCA ensinam tanto a linguagem astrológica como um modelo de tradução e interpretação do mapa astral. Há os cursos de formação (mapa natal, mapa de previsão e supervisão), onde se aprende a interpretar mapas, e os cursos complementares (cursos curtos e workshops).

CURSOS DE FORMAÇÃO

 

Mapa Natal

O mapa natal é nosso mapa de origem. Retrato do céu no momento do nascimento, o mapa natal revela aquilo que nos é essencial: traços de personalidade, habilidades e dificuldades, como fazemos escolhas, o que priorizamos, e como lidamos com diferentes aspectos da vida, tais como relacionamento e profissão, por exemplo. Esse curso apresenta os conceitos astrológicos fundamentais: signos, planetas, casas e aspectos. Nele aprendemos também como interpretar essas informações de forma coerente e articulada, através do método de interpretação, que é apresentado e treinado ao longo do curso.

Duração: 1 ano • 1 aula semanal Turmas de até 6 pessoas Não há pré-requisitos

Previsão

O mapa de previsão é, na realidade, um conjunto de técnicas combinadas: direções secundárias, trânsitos lentos e rápidos, lunação e revolução solar • Esse conjunto de mapas revela quais ciclos astrológicos estamos atravessando em um determinado momento de vida, e como podemos lidar e melhor nos preparar para ele. A ideia não é apontar eventos concretos e datas, e sim entender as tendências e oportunidades que um ciclo astrológico por nos trazer. No curso de previsão, aprendemos cada uma dessas técnicas e também como coordenar as informações que elas nos dão em uma análise coerente.

Duração: 1 ano | 1 aula semanal • Turmas de até 6 pessoas Pré-requisito: mapa natal

 

Supervisão

As aulas de supervisão são práticas: os alunos trazem os mapas que são analisados em cada encontro. Um mapa é interpretado por aula. Temas ligados ao atendimento com astrologia também são tratados nessas aulas, tais como: a estruturação do atendimento (o tempo e os materiais necessários), a escuta do outro, como entender o mapa em relação à história de vida. Seja após o curso de mapa natal ou de previsão, a supervisão é uma opção para quem quer aprimorar a interpretação de mapas, ou também preparar o atendimento que irá fazer.

1 aula semanal | 2 horas Turmas de 5 pessoas

 

Supervisão individual avulsa

Esse encontro é sob medida: totalmente focado nas dúvidas e questões que o aluno traz. Interpretação de um mapa por encontro.

Duração de 1h30.

 

 

WORKSHOPS

 

Os cursos curtos e workshops são voltados para aqueles que querem complementar sua formação, e também para aqueles que se interessam por astrologia, mas não podem, nesse momento, se comprometer com uma formação longa.

 

História da astrologia

A astrologia é um dos saberes mais antigos da nossa cultura. Em muitos momentos considerada alta ciência, em outros algo questionável, a astrologia nos acompanha sem interrupção, produzindo sentidos, conhecimentos e práticas. Qual o lugar que a astrologia ocupou nos diferentes momentos da cultura ocidental? Quem eram os astrólogos? Quais são as principais obras astrológicas? Qual a relação da astrologia com a filosofia, a política, a arte e a medicina em diferentes períodos históricos? Como a abordagem astrológica se transformou ao longo do tempo?

Duração: três aulas de 2h30

 

Fogo, Terra, Ar e Água:

Os quatro elementos e suas implicações na medicina astrológica

Os quatro elementos são a base do entendimento dos signos astrológicos. Informação preciosa para quem estuda astrologia, os elementos só são realmente compreendidos quando entendemos os conceitos que estão na sua origem, ou seja, as quatro qualidades primordiais da matéria: quente, frio, seco e úmido. Os quatro temperamentos ou humores, uma das mais antigas formas de medicina astrológica, tem profunda relação com as qualidades primordiais e os quatro elementos. São eles: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

Duração: um encontro de 5 horas

 

O significado da Lua no mapa: Afetos e relacionamento

A posição da Lua no mapa é mais marcante do que se imagina. Normalmente ignorada, as pessoas procuram saber qual é seu signo solar (aquele que chamamos simplesmente de “meu signo”) e o signo ascendente. A Lua, porém, é tão importante quanto o Sol, e tem um papel central na forma como articulamos e expressamos nosso temperamento. Esse workshop destaca a importância da Lua na forma como lidamos e expressamos nossas emoções e afetos, e como nos relacionamos.

Duração: três aulas de 3h